“Eu recebo muitos pedidos de orçamentos mas não consigo fechar vendas” ou “Eu tenho muitos orçamentos, mas ninguém agenda reunião ”. Você já disse isso? Segue com a gente que vamos solucionar esse problema agora. o//

Como converter o e-mail em reunião?

Se você não consegue trazer o cliente para conversar com você, significa que existe um problema no seu sistema de vendas. Primeiramente, o cliente não está entendendo que você é valioso, então, ele nem quer despender um pouco do tempo dele contigo.

No fluxo das fases necessárias para fazer uma venda, provavelmente, deve ter alguma coisa desregulada que provoque o desinteresse do cliente. A primeira coisa que você deve estar fazendo errado nesse processo é estar apenas panfletando. Ou seja, você só posta as fotos na internet e fica esperando que o seu cliente compreenda que as suas fotos tenham um diferencial da sua concorrência. No geral, 95% dos clientes acham as tuas fotos tão boas quanto as do concorrente. Aliás, foto boa todo mundo faz, quando se é profissional. Existem clientes que são mais detalhistas, mas eles não são a maioria.

Foto bonita fecha a venda?

Obviamente, você tem que ter foto bonita. Mas você não é suficiente. Sobretudo, é preciso preparar o cliente para desejar conversar com o cliente. Uma das coisas necessárias para conseguir isso é se expor. Afinal, pessoas compram pessoas.

Pense um pouco em como você tem usado os stories e o seu instagram pessoal. Só tem foto “profissional” por lá ou você mostra também quem você é? Pense bem onde e como você está falando com a sua audiência.

Uma coisa natural do ser humano é ter uma empatia com as pessoas que se expõem. Então, faça isso de maneira positiva e essa será a sua primeira ação para fechar vendas. Não esqueça de fazer isso mostrando que tem autoridade no assunto, então compartilhe o conteúdo de acordo com seu público.

Dicas de como atrair o cliente para fechar vendas

Uma das coisas que você pode fazer é dar dicas de fotografias. Supondo que seu público seja noivas, mostre pra elas como fazer fotos melhores ou você também pode  fazer vlogs com o seu modo de trabalhar. Mostre como você gosta de fotografar, editar, diagramar e o motivo de cada coisa. As pessoas amam ver como você faz as coisas! Ao fazer isso, você já está preparando o cliente para que ela veja que você tem valor.

Veja que ao fazer uns vídeos mostrando que tem autoridade no assunto, seu valor aumenta. Então, quando o cliente receber duas propostas de orçamento, ela vai preferir o seu! Justamente da pessoa que passou um bom tempo agregando valor. Ela vai ter conhecido como funciona bem o teu trabalho. Envolva as pessoas para conversar com você! Primeiramente, seja sociável! Não seja um babaca. Isso é muitos passos na frente de seu concorrente. Esse é o caminho para fechar vendas!

Quando enviar a proposta

Vale destacar que a nossa indicação é que você não mande a proposta logo para o cliente, mas que inicie com um diálogo e depois envie. Outra ideia que você pode seguir é: agenda cheia, mandar a proposta logo para filtrar; agenda vazia, não mandar proposta e chamar para conversar.

Não esqueça de ser a solução, tente fazer o que for necessário para fazer a reunião com o cliente. Se ela não tem como ir, chame um uber pra ela e pague. Se ela não tem horário, vá atrás dela na brechinha do horário do almoço e converse.

Após todo esse processo, o cliente não vai se importar em pagar mais quando vê que alguém é profissional de verdade. Afinal, não terá como te comparar com o concorrente que ninguém conhece como trabalha. 

No Vitamina V, contamos tudo sobre essa estratégia e como fazer mais elaborada. Mais uma grande oportunidade para aprender a fechar vendas!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net