Já parou para pensar se você realmente nasceu para ser dono de um negócio? Então, vamos falar sobre ser dono do próprio negócio ou ser um funcionário, e tem nenhum problema com as duas opções.

Muita gente quer viver de fotografia e pensa em entrar nesse mercado como empresário. Independente da razão e, algumas vezes, por necessidade ou vontade, não pensa se ser empresário é algo que realiza.

Reflita: será que é pra mim ser dono?

Então, se você está numa empresa que teu trabalho é confortável e você gosta de estar ali; talvez seja mais vantajoso continuar ali.

Nós sempre incentivamos o empreendedorismo e aquelas pessoas que querem viver de fotografia. Mas existem os dois lados e nós gostamos de respeitar isso. Se você não gosta de empreendedorismo, melhor seria estar junto dos concurseiros, que buscam estabilidade; ou com a galera do LinkedIn para tentar aperfeiçoar o currículo e conseguir o emprego que sonha.

Mas…

Se você fica com a pulga atrás da orelha quando vai dormir e sabe que pode fazer mais. Inclusive, tem condições de entregar um álbum bom para os clientes e sempre fazer algo a mais por eles. Ou sonha em transformar o amor pela fotografia em dinheiro. Se você sonha em fazer mais, sem ser mandado por ninguém; talvez seu caminho seja empreender. E, quando você escolhe entrar no mercado e ser responsável por teu nome, teu marketing, tuas vendas e mais uma infinidade de coisas, isso é ser dono! Primeiramente, isso é buscar a responsabilidade do teu futuro.

Trabalhar com cliente não é fácil, teu papel será resolver as coisas que não deram certo. Perrengues sempre vão existir, mesmo você planejando muito. É uma loucura, mas é muito legal! E isso não é para todo mundo, mas é um mundo maravilhoso para quem quer.

Antes de tudo

Sobretudo, reflita se você nasceu para ser dono. Ser dono não é só mandar ou ter férias quando quiser, mas ter coragem de assumir as broncas que aparecerem. Também é se entregar aos clientes e entregar mais do que prometeu. Você vai ter que trabalhar duro, até mesmo mais do que dentro de uma empresa como empregado. Essa é uma realidade.

Se tanta gente consegue, nós acreditamos que você também consegue!  E nós estamos aqui para te ajudar com isso. Escute muito o fotologia, procure conhecer mais pessoas que empreendem e busque a ajuda do SEBRAE. Monte o seu negócio, as ofertas, as estratégias comerciais e arrebente! Aplique, faça isso acontecer!

E as meninas que estão por aqui nos vendo, pense em ser dona! Não se limite a uma sociedade machista. Você nasceu para ser dona e você é totalmente capaz disso. o//

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net